O charme do Outono

É estranho falar de estações do ano no Brasil, já que aqui as mudanças de estações são pouco perceptíveis. É fácil lembrar da chegada da Primavera, porque existem bailes e comemorações especiais pra isso. É a estação mais promovida, mais cantada em letras de músicas e que mais freqüenta os escritos poéticos. Mas quem realmente sabe quando começa o verão, o inverno? E do outono só temos na memória “São as águas de março fechando o verão…”, mas quando? Em vez de primavera, verão, outono e inverno, temos calor, calorão, calor insuportável e de vez em quando um friozinho e uma semaninha de frio insuportável. E acho essa semaninha de frio o suficiente. Adoro calor, adoro a primavera, adoro o verão. Mas é uma tremenda injustiça não perceber o charme do outono.

Dizem que os dias mais coloridos são os da primavera, mas vocês já perceberam o colorido do outono? As folhas se tornam amareladas, alaranjadas, avermelhadas, e cobrem o chão como um tapete acolhedor. O céu fica azulzinho. O calor vai se dissipando e vem o frescor do outono. A noite aparece mais rápido. Mas ao entardecer o azul dá lugar às nuances violetas, e nos presenteia com um pôr-do-sol de arrancar suspiros.

Temos um dos dois dias do ano em que a duração do dia é exatamente igual à duração da noite: 12 horas. É o Equinócio de Outono, que aqui no Brasil acontece dia 21 de março. O Outono, sempre foi conhecido na agricultura como o tempo da colheita. Ele representa a maturidade, época de experimentar a novidade de uma nova fase, de um novo processo, momento de administrar e reavaliar.

E podemos fazer tudo isso caminhando de folha em folha, brincando de estourá-las e ouvindo aquele gostoso e viciante “crec” que elas fazem.

“Sedução, frenesi
Sinto você assim, sensual, árvore
Espécie escolhida, pra ser a mão do ouro
O outono traduzir viver o esplendor em si…” (Djavan)

Stella Verçosa

outono0

Tags: , , , , , , , ,

11 respostas para O charme do Outono

  1. mari disse:

    oii
    realmente no brasil nao da pra “sentir” o outono, adoro o frio principalmente o insuportavel heheeheheheh, calor logico, adoro no verão. Acho lindo nos filmes qdo se passa no outono, as ruas, as arvores, aqui na minah cidade nao tem isso… eu gostaria
    adoreis eu blog :)
    bjos

  2. Easy Eight disse:

    Bom , eu gosto de cada uma das estações por isso num ligo muito para as transições. Alias to ansioso pra chegar o inverno… aquele friozinho gostoso! rs

  3. Renata disse:

    Texto limpo. Gostei muito. Vou passar mais por aqui.

  4. Polly disse:

    O Outono é minha estação preferida!!! Não há estação melhor!!!

  5. leo disse:

    adorei seu blog…adoro blogs. mas o seu me chamou minha atenção. Continue assim. um abraço. leo
    http://mmorfina.blogspot.com/

  6. Isadora disse:

    Hum… adorei muito esse post sobre o outono, e eu tô sentindo sim, o outono chegar. O tempo ficou diferente, pelo mnos aqui na Bahia, o dia tá escurecendo mais cedo, e o pôr do sol, é coisa mais linda de se ver.
    Bjos Stella.

  7. Isadora disse:

    Hahahaha. Eu tbm não gosto muito de frio, adoro o sol do verão, dá uma dorzinha saber q ele já foi embora…
    http://isamozzer.blogspot.com

  8. Pedro Barros disse:

    Realmente, o outono é muito bonito.

  9. Outono é um tempo de reflexão… as coisas vão perdendo a cor e se transformando mais sombriamente… preparam-se para os rigores do frio. Mas depois de um tempo, ressurgirão na primavera.

  10. Ianna disse:

    Aqui no Sul as estações são bem definidas….Na serra gaúcha o inverno é gelado, com geadas e, às vezes, neve… mas eu adoro o Outono…uma profusão de cores e uma luz insuperável…para quem é apaixonado por fotografia, é o melhor lugar e a melhor estação.

    Um Outono colorido para todos.
    Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>