Check list do meu pós vida

Eu não gosto de velórios, acredito que a maioria também não goste, e sei que para algumas pessoas é indiferente. Mas eu não gosto mesmo. Mas eu vou. Vou para dar um até breve aos queridos que se vão e também para confortar os queridos que ficam. Com o passar dos anos a nossa ida a velórios aumenta, isso é inevitável, como também é inevitável que um dia todos iremos morrer. Sai pra lá que ainda quero viver muito. Minha lista de realizações ainda está bastante incompleta.
Só que eu sou uma pessoa que não gosta de dar trabalho, então quando eu me for ninguém precisará ficar pensando qual será o próximo passo.
Está aí o check list do meu pós vida:

1. O que fazer com meu corpo?
a. Doem todos os meus órgãos, aproveitem todos que ainda não tiverem sido vendidos para pagar a pipoca do cinema. Mas não digam que sou doadora até terem certeza que não tem mais jeito mesmo, afinal nunca se sabe se o mercado negro de órgãos é mesmo verdade.
b. Caso eu ainda esteja com os cabelos compridos, cortem tudinho e doem para uma ONG que faz perucas para crianças com câncer.
c. Não coloquem algodão no meu nariz, se for fundamental tapar o buraco, encha de silicone, cola quente, superbonder, sei lá.
d. Quero ser cremada. Por isso, comprem o caixão mais barato que estiver a venda, o mais clean, e se tiverem na opção branca vai dar um ar mais leve ao ambiente. Não gastem dinheiro com um caixão 5 estrelas, entalhado à mão, com suíte master, WiFi e TV à cabo, pois na hora de cremarem eles trocam por um caixote do Ceasa e ainda revendem o caixão caro para outro desavisado.

2. Meu look
a. Um pretinho básico vai bem em qualquer ocasião, não vai querer agora me colocar uma roupa estampada ou florida.
b. Caso eu fique muito feia sem cabelo, coloquem um lenço, um chapéu, uma boina ou um turbante, nada de gorros de lã.
c. Sou muito branca (cutis européia claro), então não deixem me maquiarem como se tivesse feito um bronzeamento artificial e nem pintarem minhas bochechas como se tivesse levado duas chineladas na cara. Pessoas mortas ficam pálidas, eu vou com certeza parecer o Gasparzinho. O delineador é o único item obrigatório nesse make.

3. Horário
a. Ninguém merece passar a noite em velório, então peçam para que comece de manhã, eu não vou fugir de lá.

4. Decoração do ambiente
a. Nada de imagens de santos, crucifixos e qualquer adereço religioso. No lugar disso tudo, coloquem um mural com fotos minhas com minha família e amigos e uns post its para quem quiser escrever uma última mensagem.
b. Coloquem uma cesta com livros. Algumas pessoas preferem ficar “sozinhas” nesse momento. E o melhor companheiro é um bom livro.
c. Nada de velas. Cheiro de vela queimando é desconfortável ao extremo.
d. As flores sempre ficam lindas em decorações, então coloquem vasos lindos com flores simples. As coroas só servem para gastar dinheiro, ocupar espaço e as pessoas tropeçarem em seus suportes.

5. Coffee Break
a. Sabe o dinheiro economizado no caixão? Usem para preparar uma mesa bem farta, cheia de coisas gostosas. Algumas pessoas ficarão muitas horas ali, não as deixem tomar café frio e comer bolacha de água e sal ou biscoito de polvilho. Tenho muitos amigos que trabalham com eventos e poderão contactar uma empresa para fornecer esse serviço. Não esqueçam os chocolates. Chocolate sempre ajuda a amenizar a dor.
b. Pensei em colocar aqui para servirem cerveja se for calor e vinho quente se estivermos no inverno, afinal tenho muitos primos e amigos cachaceiros. Mas refleti muito sobre isso e decidi deixar só os sucos, cafés e chás mesmo. Não quero meu nome vinculado a um episódio do tipo “Lembra no velório da Stella que fulano bebeu, tropeçou e derrubou o caixão de ponta cabeça?”

6. Música
a. Nada de silêncio mórbido. Tenho uma playlist enorme em meu iTunes que pode ser tocada como música ambiente. Caso alguém queira fazer uma roda e tocar violão não tem problema, adoro. Mas só Pop, Rock e MPB ok?

7. Convidados
a. As redes sociais estão aí para facilitar o dia a dia. A maioria das pessoas que conheço está na rede, e quem não estiver conectado acaba sendo avisado por alguém.
b. Cada pessoa expressa a perda à sua maneira, não julguem se alguém não derramar uma lágrima ou chorar demais. Ninguém sabe o que se passa dentro de cada um.
c. Abracem muito minha família, eles precisarão do seu apoio.
d. Não coloquem a palavra “Luto” em seus perfis, se quiserem me homenagear coloque uma foto que tiramos juntos.

8. Discurso
a. Para evitar constrangimentos desnecessários aos convidados de crenças diversas, nada de padres, pastores ou qualquer outro religioso recitando palavras de livrinhos, repetidas e decoradas e dando indiretas religiosas aos presentes.
b. Gosto de discursos bonitos e exclusivos. Aqueles que dizem realmente sobre a pessoa. Aqueles que descrevem até as entrelinhas, aqueles que não deixam passar despercebidos os detalhes. Mas se ninguém estiver preparado pra isso, podem usar um dos textos do meu blog, ou dizer apenas um até breve com o coração e com as suas palavras.
c. Caso achem necessária uma oração, rezem apenas um Pai Nosso.

9. Cinzas
a. Não deixem minhas cinzas guardadas em uma urna, é estranho. Joguem um pouquinho aqui, um pouquinho lá, mas escolham paisagens bonitas, não se atrevam a jogar no Rio Tietê, já respirei muita poluição em vida terrestre. Escolham uma cachoeira em MG, uma praia em Ubatuba ou um jardim florido.

10. Celebrações
a. Nada de missa de sétimo dia.
b. Caso queiram fazer alguma última homenagem, façam um vídeo, reúnam os amigos e celebrem a vida. Ela continuará pra quem fica e se tornará uma nova para mim.

“A morte nos ensina a transitoriedade de todas as coisas”.(Leo Buscaglia)

Stella Verçosa

Quando eu morrer

Tags: , , , , , , , , , ,

2 respostas para Check list do meu pós vida

  1. Eduardo disse:

    Lindo, se eu for antes, faça o mesmo. Mas acrescento na sua lista um WiFi com internet… deixa o povo navegar a vontade!

  2. Eneida Silva disse:

    Lindo! Também quero assim mas, com um detalhe: toquem musicas bem alegres pra mim e podem teer certeza que estarei escutando do outro lado da vida. Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>